Confira o boletim desta semana

🔵Reposição inflacionária: assembleia legislativa entra em recesso e projeto continua parado
🔴Oportunidade: PGJ lança concurso de remoção para 40 cargos vagos
🔵Transparência: MPMA ocupa o último lugar do ranking do TCE
🔴Viagens: Governo reformula Voa Brasil e deve lançar programa com foco apenas em aposentados
🔵Cultura: ‘Vamos Festejar’ começa hoje (17), no Convento das Mercês

Olá, servidor.

A Assembleia Legislativa do Maranhão entrou em recesso legislativo após a sessão desta terça-feira (16), e, mais uma vez, o projeto de reposição inflacionária dos servidores do MPMA não foi votado. Com o recesso, os trabalhos só retornarão no próximo dia 6 de agosto.

🔵 Em conversas de bastidores com servidores, o procurador-geral Danilo de Castro informou que nossa reposição seria concedida ainda este mês. Com o recesso da assembleia, a promessa se soma a tantas outras, e o projeto segue parado na Casa do Povo por prazo indefinido.

▪️O que será preciso para que os servidores do Ministério Público do Maranhão sejam respeitados? O que será preciso para que o procurador-geral de Justiça trabalhe em prol da nossa reposição junto às instituições que seguem nos ignorando?

🔴Informamos que não recuaremos. Continuamos firmes na luta pelo direito constitucional de todos os servidores. Reposição é direito!


A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) está promovendo novo Concurso de Remoção de servidores para preencher 40 cargos vagos em diferentes comarcas e áreas.

O concurso visa atender às necessidades do órgão e permitir que os servidores possam solicitar a mudança de lotação. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 26 de julho.

O concurso se destina aos servidores do Quadro de Apoio Técnico-Administrativo do Ministério Público Estadual, ocupantes dos cargos de Técnico Ministerial – Áreas: Administrativa, Execução de Mandados, Informática e Analista Ministerial – Áreas: Administrativa, Assistência Social, Contábil, Engenharia Civil e Processual.

Acesse nosso site e confira o edital completo: www.sindsemp-ma.org.br


O Ministério Público do Maranhão recebeu nota C e é o órgão com a pior transparência no Ranking de Transparência dos Poderes e Órgãos estaduais, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Na tabela comparativa entre os poderes e órgãos estaduais, a instituição obteve a nota C, correspondente a 6,60, ocupando o último lugar do ranking. A avaliação, que considera o primeiro semestre deste ano, baseou-se nas informações disponíveis no portal do MPMA.

Ranking Estadual

De acordo com o ranking, o Governo do Estado do Maranhão, a Defensoria Pública e o próprio Tribunal de Contas receberam nota A, demonstrando alto nível de transparência. Já o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa alcançaram nota B, refletindo um desempenho superior ao do MPMA.

Considerando a Lei nº 12.527 de 2011, os órgãos e entidades públicas devem promover a divulgação, em local de fácil acesso, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, sendo obrigatória a divulgação nos sites oficiais.


O programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200, deverá ter uma primeira fase focada apenas em aposentados.

Inicialmente, o governo previa que o público do programa seria mais amplo e também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda.

Porém, o governo federal quer, primeiro, avaliar o resultado da oferta de passagens.

No primeiro ano, devem ser colocados à venda 3 milhões de bilhetes. A previsão mais recente é que o Voa Brasil seja lançado até o fim de julho, mas esse prazo ainda depende de aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para ter direito à compra, o aposentado não pode ter viajado de avião nos últimos 12 meses.


Com a chegada do fim de semana, chegam também as nossas dicas culturais para você se divertir com toda a sua família.

Para começar, vamos falar de música! O Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, será palco, a partir desta quarta-feira (17), da programação do ‘Vamos Festejar – São João nas Férias’. O projeto promete envolver maranhenses e turistas ao som dos pandeirões, matracas e tambores, além de oferecer oficinas temáticas sobre a cultura popular maranhense.

O evento tem entrada gratuita e ocorre de 17 a 20 e de 24 a 28 de julho, com apresentações de grupos de bumba meu boi, dança portuguesa, cacuriá, quadrilhas, tambor de crioula, dança do coco, entre outras atrações.

Cantor e compositor mais pop da MPB contemporânea, Jorge Vercillo está celebrando três décadas de estrada com o show “JV30”. A turnê chega a São Luís, no dia 20 de julho, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, a partir das 20h.

Nos cinemas, destaque para a estreia do terror Maxxxine, a aguardada sequência de X – A Marca da Morte (2022) e Pearl (2022), Mia Goth reprisa seu papel como Maxine. Como única sobrevivente de uma filmagem que deu errado há alguns anos atrás, e  decide  seguir sua jornada rumo à fama. Ambientada na Los Angeles de 1985, ela tem uma oportunidade de brilhar e agarrar com todas as suas forças, mas enquanto isso um misterioso assassino, conhecido como Night Stalker, persegue as estrelas de Hollywood, deixando um rasto de sangue que ameaça revelar o passado sinistro de Maxine.

Verifique também

Servidores do Ministério Público do Maranhão entram em estado de greve

Categoria exige aprovação imediata do PL 092/2024, que repõe apenas 6% das perdas inflacionárias acumuladas …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.