Para você servidor que deseja contratar um plano de saúde, o SINDSEMP oferece a seus sindicalizados convênio médico com a Unimed.
A Unimed tem planos estaduais e nacionais, com ou sem obstetrícia e acomodações em apartamento ou enfermaria, cerca de 40% mais barato do que para planos individuais e familiares. O servidor que desejar pode incluir seus dependentes legais, cônjuges e filhos, lembrando que, a cada dependente é acrescido o valor de seu plano de acordo com a idade e tipo de plano. O servidor não pode incluir seus dependentes ao plano se o mesmo não tiver feito a adesão.
Os pais terão direito como dependentes apenas se constarem na declaração do Imposto de Renda do titular. A mesma regra vale para demais casos, constantes em IR, sendo estes, submetidos à avaliação pelo consultor da UNIMED.
O envio de documentos para adesão e exclusão deve ser feito até 14 de cada mês, sendo que a inclusão e exclusão será feita no mês seguinte ao envio da documentação.
A documentação necessária para adesão ao plano :
Titular: Contracheque, comprovante de residência, RG, CPF, folha de adesão ao plano preenchida e declaração de saúde.
Cônjuges: Certidão de casamento ou declaração autenticada em cartório de união estável, RG, CPF, folha de adesão ao plano e declaração de saúde.
Filhos: Certidão de nascimento, folha de adesão ao plano e declaração de saúde.
Sobre a carência:
Nos meses de abril em maio de 2011, a Unimed ofereceu aos conveniados via SINDSEMP carência zero na adesão ao plano. Terminado este tempo, os servidores que aderirem ao plano cumprirão carência de 24 horas após o recebimento da carteira provisória para emergência, 30 dias para consultas e exames simples (Hemograma, EAS, Parasitológico, Glicemia e raio x do tórax), 180 dias para outros exames, 300 dias para parto. Porém, no aniversário do contrato em abril de 2012, haverá novas inclusões com carencia zero.
Sobre pagamento:
O valor referente ao plano é descontado em folha.
Outras dúvidas:
Como fica a questão da portabilidade para quem já é cliente da Unimed e quer migrar para o plano do SINDSEMP/MA?
Quem é cliente da Unimed deve cancelar o plano somente no fim de março e aderir ao plano feito pelo sindicato.
Quem mora em outras cidades que tem sede da Unimed pode aderir ao plano na sede da operadora nesta cidade?
Não. O plano é para os sindicalizados e deve ser feito via SINDSEMP. Futuramente, quem desejar de desvincular do plano, deve pedir a exclusão através do SINDSEMP.
Posso enviar meus documentos via e-mail ou fax?
Para quem mora no interior o ideal é que envie via sedex. Não descartando os outros meios de envio. Fax somente se estiver legível.
Haverá aumento nos valores?
Sim. O reajuste é anual, de acordo com a inflação.
Links:
Clique aqui e veja a tabela de valores.
Faça o download da ficha de adesão.
Faça o download da declaração de saúde.
Atualizada em 17/01/2012
Aline Coelho – Assessora de Comunicação do SINDSEMP/MA