A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia o surto de coronavírus (Covid-19) que tem atingido milhares de pessoas ao redor do mundo. A doença já atingiu 164 países, resultando em mais de 190 mil pessoas infectadas e 7.864 mortes. No Brasil, há 234 casos confirmados pelo Ministério da Saúde.
O que é
Coronavírus é uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo tipo de coronavírus (Covid-19) foi descoberto no fim de 2019, e ainda não havia sido identificado em seres humanos. Os sintomas de infecção incluem febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda, insuficiência renal e até a morte.
A transmissão do Covid-19 ocorre pelo ar ou em contato com secreções contaminadas (saliva, catarro, etc). O período médio de incubação do vírus é de 5 dias, com intervalos que podem chegar a 12 dias, quando começam a aparecer os primeiros sintomas.
O risco de transmissão das pessoas infectadas é de aproximadamente 7 dias depois do início dos sintomas. Em alguns casos, o coronavírus pode ser transmitido mesmo por pacientes que não apresentam sinais da doença.
Prevenção
Para prevenir a infecção por Covid-19, são recomendadas ações simples:
- Lavar as mãos com frequência. A higienização também pode ser feita com álcool em gel;
- Evitar tocar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou com um lenço descartável;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas de doenças respiratórias (espirro, tosse, etc);
- Evitar ambientes com aglomerações de pessoas.
- Mantenha os ambientes ventilados.
Fique em casa se não se sentir bem. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico.
Fonte: