Veja 7 dicas para melhorar e construir amizades no trabalho

Dia da amizade: como construir amizades no trabalho

Veja 7 dicas para melhorar e construir amizades no trabalho

Neste domingo (14) comemora-se o Dia da Amizade. Amigos formam algumas das relações mais importantes de nossas vidas e, de acordo com inúmeros estudos, ter amigos é fundamental para viver uma vida mais saudável e, até mesmo, mais longa.

No trabalho, costumamos passar a maior parte de nosso dia e, consequentemente, de nossas vidas. Por isso, construir amigos nesses ambientes e manter relações cordiais com os colegas auxilia na melhora de nossa qualidade física e mental.

Além de tornar nossos dias mais leves, construir amizades no trabalho pode melhorar ainda nossa produtividade, como sugere este artigo publicado na Harvard Business Review.

Pensando nisso, trazemos neste post algumas dicas para construir boas amizades também no lugar onde trabalhamos. Como anda sua relação com seus colegas? Você gostaria de ter mais amigos no trabalho? Então veja nossas dicas e descubra como.

1. Tome a iniciativa

Para se aproximar de seus colegas, alguém precisa tomar a iniciativa. Que tal ser você? Você pode oferecer ajuda e suporte a um colega sempre que ele precisar; pode se oferecer também para colaborar em uma tarefa que ele esteja executando sozinho, mesmo que não haja dificuldade. Mostre que você está disposto a ajudá-los a ter sucesso. Isso irá significar que você está disposto a se tornar um amigo.

2. Seja um bom ouvinte

Muitas vezes estamos mais preocupados em falar do que em ouvir. Com isso, perdemos a chance de realmente conhecer o colega que senta ao lado de nossa mesa. Ser um bom ouvinte significa também ler nas entrelinhas. Ou seja: se o seu colega conta que teve um fim de semana entediante e solitário, ele está querendo dizer, talvez sem perceber, que gostaria de ter mais amigos. Procure ouvi-lo e compreendê-lo sem necessariamente querer transformar a questão sobre algo a seu respeito, como, por exemplo, responder que seu fim de semana foi feliz e agitado.

3. Tenha empatia

Ter empatia significa conseguir se colocar no lugar do outro. Em ambientes de trabalho, com frequência enxergamos nossos colegas como concorrentes e os vemos com certa desconfiança. Quando desenvolvemos empatia, no entanto, entendemos que nossos colegas são seres humanos como nós, com medos, dificuldades, fragilidades.

Compreender verdadeiramente essa característica ajuda a nos aproximarmos destes colegas, entendendo que todos sofremos com questões parecidas. Ter empatia é fundamental para construir amizades sólidas.

4. Se mantenha positivo

É comum que vínculos se fortaleçam no trabalho quando colegas desabafam sobre reclamações em comum. Pode ser sobre o chefe, sobre o trabalho ou sobre outro colega.

Mas, ao conhecer melhor um novo colega, tente conversar sobre questões mais positivas: o que ele/a gosta de fazer, quais são seus hobbies, e qualquer assunto mais leve sobre o qual você queira conversar

Com isso, além de desenvolver uma conversa mais alegre, você tem a chance de genuinamente conhecer o seu colega para além do superficial.

5. Aproveite a pausa para o café

Se você nunca encontra um tempinho livre para conversar com seus amigos, aproveite a pausa para o café ou para o almoço. Nesses momentos, muitos de nós costumam se isolar, perdendo assim a oportunidade de se entrosar e papear com os colegas.

Nessas interações diárias, conseguimos construir as amizades mais fortes do ambiente de trabalho.

6. Elogie os seus colegas

Nas ocupações do dia a dia, correndo entre uma tarefa e outra, muitas vezes esquecemos de fazer um simples elogio ao trabalho do nosso colega. Um simples “parabéns! Bom trabalho!” pode fazer toda a diferença no dia dos seus colegas no escritório.

Elogiar provoca sensações de prazer no sistema nervoso tanto de quem recebe o elogio quanto de quem faz.

Além de fazer seus colegas se sentirem melhor e estreitar os vínculos, ao fazer elogios você também garante um estímulo para que seu colega realize as tarefas com ainda mais afinco.

7. Não tenha medo de pedir desculpas

É normal, no ambiente de trabalho, que desentendimentos e conflitos ocorram. Nessas situações, muitos de nós costumam se esconder num comportamento defensivo, em que nos isolamos e não reconhecemos que podemos ter ofendido ou magoado um colega.

Para manter relações sadias no trabalho e melhorar as amizades, é preciso saber reconhecer quando falhamos e, quando necessário, pedir desculpas pelo erro. Se desculpar significa reconhecer o valor do outro, legitimar seus sentimentos e valorizá-lo.

Pedir desculpas num conflito em que você consegue perceber que errou de alguma forma é um importante passo para manter a harmonia no ambiente de trabalho e, assim, contribuir para melhores amizades no futuro.

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