Coordenação Executiva do FÓRUMMP

Fundação da FENAMP fortalece luta pelos direitos dos servidores dos MP’s

DSC07673
A fundação da Fenamp foi feita durante o 1º Seminário Nacional em Defesa da Democracia do MP brasileiro. (Fotos: Letícia Maciel)

Em dia histórico para a categoria de servidores do Ministério Público brasileiro (MP), entidades de todo o país reuniram-se nesta quinta-feira (19), na sede do SINDSEMP/MA, para deliberar sobre a criação da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP).

A nova entidade foi fundada em assembleia realizada durante o 1º Seminário Nacional em Defesa da Democracia do Ministério Público Brasileiro, cuja programação se estende até amanhã (20).

Aprovada por unanimidade, a fundação da FENAMP marca mais um grande passo para a luta em prol dos direitos dos trabalhadores do MP, com o objetivo de levantar, em nível nacional, o debate e as reivindicações comuns aos servidores em todos os estados do Brasil.

DSC07766
A ocasião contou com representantes dos servidores do MP de vários estados do país.

Idealizada pelo Fórum dos Trabalhadores do Ministério Público (FÓRUMMP), a federação é uma forma de legitimar a luta dos servidores dos MP’s estaduais: “A criação de uma entidade de abrangência nacional nos dá suporte legal para pautar nossas demandas à medida em que fortalece nossa luta, ao representar os servidores de todos os MP’s estaduais do Brasil”, destaca Rosivane Mendes, integrante da Coordenação Executiva do FÓRUMMP e dirigente sindical do SISEMPPA.

A recém-criada FENAMP tem como principais finalidades a busca pela melhoria nas condições de trabalho dos servidores, a defesa da autonomia da representação sindical e da democratização das instituições, por meio da participação dos trabalhadores na escolha dos gestores. Um dos pilares da campanha pela democracia no MP é a PEC 147, conhecida como PEC do Voto, que tramita no Congresso desde 2015.

 “Nossos próximos passos serão o processo de aproximação das entidades e lançamento de campanhas políticas e sindicais no sentido da aprovação da PEC 147, que propõe o direito de voto aos servidores do MP nas eleições para gestor da instituição, assim como o combate ao PLP 257, que culmina na retirada de direitos dos servidores públicos”, explica Alberto Ledur, representante do SIMPE-RS e integrante da Coordenação Executiva do FÓRUMMP.

Após a assembleia de fundação, os presentes discutiram e aprovaram o Estatuto que regerá a entidade, pontuando questões como a organização desta, finalidade, filiação e formação da primeira diretoria.

DSC07632
A Fenamp tem o objetivo de defender, em nível nacional, os interesses da categoria.

“O SINDSEMP/MA se sente honrado em sediar um momento de tanta importância para a categoria de servidores dos MP’s. Acreditamos na unidade e na soma de forças para a conquista de nossos objetivos e a FENAMP não só oficializa como também consolida nossa luta em âmbito nacional”, ressalta Vânia Leal, presidente do SINDSEMP/MA.

A programação do 1º Seminário Nacional em Defesa da Democracia do Ministério Público Brasileiro para sexta-feira (20) inclui o debate de temas como o papel dos trabalhadores na construção de um MP democrático e autônomo, e as condições de trabalho dentro do MP, abordando aspectos como assédio moral, atribuições de cargos, remuneração e planos de carreira. Também serão realizadas visitas a instituições do Poder Legislativo, Executivo e MP/MA.

Acesse aqui a programação completa do 1º Seminário Nacional em Defesa da Democracia do Ministério Público Brasileiro.

Verifique também

Dia Nacional de Mobilização por Políticas de Saúde Mental no Ministério Público Brasileiro

No dia 3 de julho, vamos nos unir para um importante movimento nacional em prol …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.