Histórico

 

 Confira o boletim especial de 15 anos de história do sindicato aqui.

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão – SINDSEMP-MA – iniciou seu processo de criação no ano de 2005, com a formação de um Núcleo Sindical, que realizou no mesmo ano uma atividade de mobilização juntamente com o SINDJUS. Antes disso, vários servidores do MPMA estavam sindicalizados ao antigo SINDJUMP, que reunia servidores da Justiça e do Ministério Público.

O processo de articulação para a criação do SINDSEMP acontece a partir da insatisfação dos servidores com a atuação da ASFUPEMA, atrelada a Administração Superior do MPMA, e pela busca de um instrumento independente em relação aos Membros do Parquet e intransigentemente defensor do direitos dos servidores.

O dia de fundação do SINDSEMP foi aprovado por uma comissão de servidores que realizou um seminário para debater alterações no plano de cargos e remuneração dos servidores do MPMA. O seminário foi realizado no dia 16 de setembro de 2006.

Fundação

O SINDSEMP foi fundado em 07 de outubro de 2006 e depois de uma longa demora judicial, devido a um processo de suscitação de dúvida movido pelo Cartório Cantuária de Azevedo, questionando a unicidade sindical na categoria de servidores do MPMA, obteve o registro da personalidade jurídica no dia 26 de setembro de 2007.

Sua primeira diretoria, provisória, foi composta por:

  • Valdeny Barros -Secretaria de Organização, Políticas Sociais e Formação Sindical;
  • Luciane Fernanda de Castro Torres -Secretaria Geral;
  • Ligia Ribeiro Ramos Caldeira – Secretaria de Patrimônio e Finanças;
  • Dulce de Maria Alves Serra -Secretaria Assuntos Culturais e Comunicação;
  • Fidélis José da Costa Santos -Secretaria de Assuntos Jurídicos;
  • Suplentes da Diretoria – Joacy Pinheiro Coelho Sobrinho, Ricardo Augusto de Oliveira Mendes e Silvana Lucia Lobato Alves
  • Conselho Fiscal – Hildinah Carvalho Cabral, Rogério Sousa Lima, Valdelice Xavier Fernandes, Genésia Nava Hossoe, José Edmar Aguiar Macedo, Lícia Machado Xavier.

Além destes servidores, foram fundadores: Afonso Clenicio Da Costa Silva, Ana Maria Abreu Ramos, Bento Lima Silva, Djalma Lopes Barbosa, Francisco De Assis Martins Queiroz, Gerson Antonio Rego Lima, Luis Eduardo Cordeiro Gomes, Marcia Cardoso Ahid, Marconi Azevedo Saraiva, Marialda Carvalho Furtado Mendes, Nilton, Paulo Leoncio De Sousa, Pedro Moyses Da Silva Filho, Rafael Gatinho Moura, Vicemir Teixeira Mota Fontenelle.

Veja a Ata de Fundação do SINDSEMP aqui.

Em 11 de outubro de 2007 é eleita a segunda diretoria provisória:

  • Diretoria Provisória: Secretaria de Organização, Políticas Sociais e Formação Sindical – José Luis da Cunha Junior;
  • Secretaria Geral – Rogério Sousa Lima; Secretaria de Patrimônio e Finanças – Gerson Antonio Rego Lima;
  • Secretaria Assuntos Culturais e Comunicação – César Veiga Arruda;
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos – Rodolfo Alves Santos; Suplentes: Roberto Castro Gomes;Lilia Cristina Sousa Bastos; Adriano José da Silva Mesquita.
  • Conselho Fiscal: Titulares – José Edmar Aguiar Macedo; Francisco Teixeira Filho; Daire Márcia de Sousa Marcos Periks Barbosa Krause; Marilza Silva Bezerra; Ravilson Galvão Meireles.
  • Comissão Eleitoral: Vicemir Teixeira Mota Fontenelle; Silvana Maria N. de Carvalho; Jeanne Silva dos Santos; Raimundo Costa Vale; Albert Weyder Mousinho da Silva.

Aprovou-se uma pauta de reivindicação nesta Assembléia que incluía os seguintes pontos:

  • Luta pela alteração do PCCS;
  • Implantando a Gratificação de Padrão Ministerial aos servidores novos e a revisão da tabela de vencimento base;
  • A luta pelo auxílio transporte para os Técnicos em Execução de mandados;
  • A luta para que se contemple os servidores do Ministério Público na revisão geral de 9% dos servidores do Estado;
  • A luta pelos 11,98%, entre outras questões, assim como o reconhecimento formal do Sindicato junto à Administração Superior do Ministério Público, fato este que aconteceu em dezembro de 2010, 4 anos após a fundação do SINDSEMP.

Primeira diretoria definitiva

Em 18 de março de 2008 foi eleita a primeira diretoria definitiva, com mandato de 02 anos:

  • Diretor-Presidente: Marcus Periks Barbosa Krause;
  • Secretário Geral: César Veiga;
  • Diretor de Organização e Políticas Sociais: Ronilson Alex Ferreira de Carvalho;
  • Diretor de Finanças: Max Douglas Bezerra;
  • Diretor de Patrimônio e Controle: Ricardo Santana Pacheco;
  • Diretor de Assuntos Culturais: Ítalo Rafael Mendes de Carvalho;
  • Diretor de Comunicação: Lilia Cristina Sousa Bastos;
  • Diretor de Benefícios: Lindojon Gerônimo Bezerra dos Santos;
  • Diretor de Assuntos Jurídicos: James Rodrigues Cerqueira de Farias;
  • Diretor de Interiorização: Luciano Alves dos Santos

Em 19 de julho de 2008, com a renúncia de vários diretores, Markus Periks, James Rodrigues, Ricardo Pacheco e Lilia Bastos, é realizada Assembléia Geral onde são eleitos para os cargos vagos os diretores Valdeny Barros, Sadoquenn Matos, Joacy Pinheiro e Hildinah Cabral. Posteriormente, com as renúncias de Cesar Veiga e Hidinah Cabral, são eleitos para substituí-los, respectivamente, Ciro Ibiapina e Vania Leal, em janeiro de 2009.

Veja as fotos da assembléia de fundação aqui.

Histórico completo da diretoria do Sindsemp-MA

2010 a 2012
Presidente: Valdeny Barros, lotado na PJECA
Secretário geral: Danilo Celso Magalhães, lotado na PGJ
Diretor de Finanças, Patrimônio e Controle: Vânia Leal, lotada na CMTI
Diretor de Comunicação: Laércio Leonel, lotado na COEA
Diretor de Assuntos jurídicos: Ronilson Carvalho, lotado em Bacabal

2012 a 2014
Presidente: Valdeny Barros, lotado na PJECA
Secretário Geral: Paulo Arrais, lotado nas Promotorias de Imperatriz
Diretor de Finanças, Patrimônio e Controle: Gabriel Leite, lotado na PJ Capital
Diretor de Comunicação: Sérgio Henrique Silva, lotado na PJ de Ribamar
Diretor de Assuntos Jurídicos: Jearlan do Nascimento, lotado nas Promotorias de Imperatriz

2014 a 2016
Presidente: Valdeny Barros, lotado na PJECA
Secretário Geral: Jaciana Castro
Diretor de Finanças, Patrimônio e Controle: Gabriel Leite, lotado na PJ Capital
Diretor de Comunicação: Sérgio Henrique F. Silva, lotado na CPL
Diretor de Assuntos Jurídicos: Francisco de Assis C. Andrade, lotado na PJ de Ribamar

2016 a 2018
Diretora presidente: Vânia Leal, lotada na CMTI
Secretário Geral: Marcus Périks, lotado nas Promotorias de Pedreiras
Diretor de Finanças, Patrimônio e Control: Dionatã Lima, lotado nas Promotorias de Santa Inês
Diretora de Comunicação: Marciane Dutra, lotada nas Promotorias de Imperatriz
Diretor de Assuntos Jurídicos: Lucélia Macedo, lotada nas Promotorias de Caxias

2018 a 2020
Diretora-presidenta: Vânia Leal, lotada na CMTI
Diretor vice-presidente: Dionatã Lima, lotado nas Promotorias de Santa Inês
Diretor Administrativo e Financeiro: Galdêncio Cantanhede, lotado no GAECO
Diretor de Comunicação: Fábio Miranda Barros, lotada nas Promotorias de Timon
Diretor de Assuntos Jurídicos: Jearlan Nascimento, lotado nas Promotorias de Imperatriz

2020 a 2022:
Diretora-presidenta: Vânia Leal, lotada na CMTI
Diretor vice-presidente: Dionatã Lima, lotado nas Promotorias de Santa Inês
Diretor Administrativo e Financeiro: Galdêncio Cantanhede, lotado na Corregedoria
Diretora de Comunicação: Sherly Santos, lotada nas Promotorias de Timon
Diretor de Assuntos Jurídicos: Marcos Paulo Soares, lotado nas Promotorias de Zé Doca

2022 a 2024:

Diretora-presidenta: Vânia Leal
Diretor vice-presidente: Dionatã Lima
Diretora Administrativa e Financeira: Vicemir Fontenelle Barros
Diretora de Comunicação: Sherly Santos
Diretor de Assuntos Jurídicos: Marcos Paulo Soares

2024 a 2026:

Diretora-presidenta: Vânia Leal
Diretor vice-presidente: Valdeny Barros
Diretor Administrativo e Financeiro: Gilcênio de Lima Júnior.
Diretora de Comunicação: Luciana Carvalho
Diretor de Assuntos Jurídicos: Alexandre Brito Soares

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