Nas ciências sociais, toda luta de classes é uma luta política. Para os autores mais clássicos desses estudos, a consciência de classe é o modo de se fazer perceber que o trabalhador tem a força, por ser ele, justamente, a principal engrenagem da máquina produtiva. Sem a consciência de classe, não há possibilidade de mudança da sociedade.
De forma mais objetiva, a consciência de classe é a percepção que todos nós devemos ter sobre nosso próprio papel no sistema produtivo, nas instituições em que trabalhamos, reconhecendo nossas condições econômicas e de trabalho, ao mesmo tempo em que nos identificamos com os outros colegas que vivem sob as mesmas condições, na mesma
situação.
Assim, a partir do reconhecimento e desenvolvimento de uma gama de interesses e objetivos em comum é possível nos organizarmos politicamente, de modo que possamos lutar em nome desses objetivos do grupo.
Em outras palavras: por meio da consciência de que fazemos parte de uma classe trabalhadora, de uma categoria junto a outros trabalhadores, é que podemos lutar por melhorias objetivas que resultem em maior qualidade de vida para todos e em uma sociedade mais justa.
O que isso tem a ver com os sindicatos e com a luta
sindical?
Em que pese, a consciência de classe possa existir sem os sindicatos e os sindicatos possam existir sem esta. Os sindicatos são ferramentas imprescindíveis na construção dessa consciência e na capacitação da sua classe para a luta política.
Você, servidor público, precisa saber que, para manter e conquistar direitos diante de instituições e órgãos, que representam uma extensão do Estado, é preciso, antes de tudo, ter consciência do seu pertencimento à classe trabalhadora e da importância de se organizar por meio de uma entidade representativa forte e combativa, como o Sindsemp-Ma.
O Sindsemp-Ma existe por você e para você, trabalhador do Ministério Público do Estado do Maranhão, seja ativo ou inativo, efetivo ou não. Todos nós somos unidades fundamentais no corpo de trabalhadores que faz o MPMA funcionar.
A luta por direitos não se faz sozinho, com grupos isolados, depende da união de todos nós que compomos a classe trabalhadora do Ministério Público do Estado do Maranhão.
Como posso contribuir para fortalecer a minha classe?
Você pode ajudar a fortalecer a categoria se engajando nas pautas pleiteadas pelos trabalhadores, apoiando e contribuindo para que as causas defendidas ganhem força. De forma mais prática, você pode tornar a sua categoria mais forte se filiando ao Sindsemp-Ma e se tornando um membro sindicalizado, defendido e representado por um sindicato que
está sempre lutando pelos seus direitos.
Em caso de dúvidas, contate o Sindsemp pelo e-mail [email protected] ou
pelo whatsapp (98) 99170-3228.