Realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Seminário de Planejamento Estratégico do Sindsemp/MA discutiu a atual conjuntura político-econômica e o papel do movimento sindical dentro desse contexto. Com o objetivo de entender as potencialidades e limitações da classe trabalhadora nesse cenário, o evento buscou dar suporte para definição de metas e das próximas ações do Sindsemp/MA.
Com participação de servidores de todo o estado, o evento foi mediado por Acrísio Mota, educador popular e servidor da Justiça Federal, que abordou temas como a função e autonomia das entidades sindicais, bem como as relações de poder dentro das sociedades capitalistas.
Um dos pontos destacados pelo professor foi a forma como os sindicatos são estruturados atualmente, que imitam o modo de organização burguesa: “A atuação sindical por meio de representantes eleitos caminha para a verticalização do movimento, o que é nocivo. A ação coletiva se faz com prática horizontal, sem chefes e subordinados. O próprio sistema de representatividade é oriundo do sistema capitalista”, frisou.
De acordo com Acrísio Mota, um dos principais desafios do sindicalismo atual é superar o molde estatal, no qual as entidades estão submetidas ao poder do Estado, seguindo suas diretrizes em troca da concessão de direitos trabalhistas. Assim, os sindicatos abdicam de sua função de organizar os trabalhadores para a luta e passa a apenas representar e negociar, atuando como auxiliadores do Estado na conciliação dos interesses das classes. “É todo um movimento para controlar a classe trabalhadora. Os sindicatos têm funcionado como braços do Estado, com papel fundamental no controle da força de trabalho”, acrescentou.
Planos e metas – O segundo momento do Seminário, realizado no domingo (21), permitiu aos servidores elencarem as pautas que devem ser priorizadas pelo Sindicato durante o ano de 2016, considerando pontos fortes e dificuldades da categoria. Tópicos já debatidos, como a Revisão do PCC’s, manutenção dos 21,7% e reposição inflacionária foram listados ao lado de necessidades estruturais da classe, como a conscientização dos servidores e escolha dos novos dirigentes do Sindsemp/MA.
“Pudemos fazer uma reflexão geral sobre nossa atuação enquanto categoria de trabalhadores. O debate nos induziu à reflexão crítica, de avaliação do mundo, que nos dará base para projetarmos nossas ações e elaborar nossas estratégias”, observou o presidente do Sindsemp/MA, Valdeny Barros.
O servidor José Morais Filho, da promotoria de Lago da Pedra, também ressaltou a importância da reflexão abrangente proporcionada pelo evento e propôs a inserção do Seminário de Planejamento Estratégico no calendário do Sindsemp/MA: “Seria interessante que esse momento de formação fosse periódico, pois nos dá um ambiente favorável para que repensemos nossas atividades de luta, considerando todo o aspecto teórico e ideológico. Às vezes ficamos muito presos às nossas necessidades cotidianas e não temos dimensão de todas as questões que envolvem o país e o mundo, nem das implicações que a categoria sofre diante disso tudo”, disse.