Servidores do Ministério Público do Maranhão entram em estado de greve

Categoria exige aprovação imediata do PL 092/2024, que repõe apenas 6% das perdas inflacionárias acumuladas em mais de 60%.

Em assembleia extraordinária realizada ontem (22), os servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA) deliberaram por entrar em estado de greve, com ato de paralisação de advertência a ser realizado nas próximas semanas. A medida reflete o descontentamento da categoria com a falta de avanço na tramitação do PL 092/2024, que prevê uma reposição inflacionária de apenas 6%, frente a uma perda acumulada superior a 60% nos últimos anos.

O movimento grevista vem em um contexto de insatisfação crescente entre os servidores, que acompanham a falta de avanço em suas reivindicações, ao passo que promotores e procuradores do órgão receberam um aumento de 18% em 2023.  Além disso, o MPMA encaminhou projetos de lei solicitando a criação de novos cargos comissionados e já se prepara para realizar um concurso público para promotor, o que, para o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) demonstra que há orçamento disponível para conceder o reajuste.

Outra demanda da categoria é a participação efetiva nas discussões do Plano de Cargos, Carreiras e Salários em andamento na Procuradoria-Geral de Justiça que, até o presente momento, não foi acatada pela administração Superior do MPMA e vêm acontecendo sem a participação do sindicato.

“O que estamos pedindo é um direito básico, a reposição de uma parte mínima das perdas inflacionárias que corroem nossos salários e a participação do sindicato nas discussões de  interesse da nossa categoria. Já esperamos demais, e agora, com o estado de greve, esperamos ser ouvidos”, destaca a diretora-presidenta do Sindsemp/MA, Vânia Leal Nunes.

O estado de greve representa ações de mobilizações e um alerta com indicativo de greve a ser deflagrada a qualquer momento, ou a depender do desenrolar quanto à sanção do Projeto de Lei de reajuste de 6% nos vencimentos da categoria com garantia de retroativos.

Verifique também

Othelino Neto pede regime de urgência para projetos que reajustam salários do MPMA e TCE

O deputado estadual Othelino Neto (SD) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa dois requerimentos …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.