Decisão foi tomada por ampla maioria após assembleia realizada nesta quinta-feira (31).
Em Assembleia Geral Extraordinária virtual realizada nesta quinta-feira (31), os servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA) decidiram, por ampla maioria, suspender a campanha de mobilização e o estado de greve iniciado na última semana. A decisão foi tomada após os avanços obtidos em reunião com a Secretaria de Assuntos Institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), na última sexta-feira (25).
O Secretário de Assuntos Institucionais da PGJ, Dr. Ednarg Marques, foi designado pelo Procurador de Justiça, Danilo Castro, como interlocutor oficial junto ao Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA). Durante a reunião, o sindicato enfatizou a importância de a Procuradoria se comprometer em aprovar a reposição inflacionária nas próximas semanas e da criação de uma comissão com a participação do sindicato para discutir o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
A proposta do Sindsemp/MA também incluía a suspensão das mobilizações e do estado de greve, e o diálogo conjunto sobre o PCCS e o Projeto de Lei (PL) da reserva de cargos comissionados para servidores efetivos. Após aval do Procurador-Geral Danilo de Castro, a demanda pela criação da comissão com a participação ativa do sindicato foi acolhida. Também foi firmado o compromisso por parte da PGJ em articular a aprovação da reposição inflacionária no prazo prometido, abrindo assim uma nova via de negociações.
Prazo para suspensão
A suspensão do estado de greve será mantida, a princípio, por 15 dias. Ao final desse período, caso as negociações não tenham mostrado avanços significativos, uma nova Assembleia será convocada para decidir os próximos passos da categoria.
A expectativa agora é que o diálogo estabelecido possa render frutos e trazer as conquistas tão esperadas pelos servidores. O Sindsemp/MA reafirma seu compromisso com a luta pela valorização da categoria e continuará acompanhando de perto todos os desdobramentos das negociações.