Na reunião, o sindicato pediu celeridade na articulação pela votação do PL 92/2024, que trata da reposição inflacionária dos servidores do MPMA, dentre outros assuntos.
Na manhã desta sexta-feira, 2, a diretoria do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (Sindsemp-MA) esteve reunida com o Procurador-Geral de Justiça, Danilo de Castro, na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), para discutir algumas das demandas mais urgentes da categoria, como a celeridade na votação do projeto de reposição inflacionária, a participação no plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) e a inclusão do sindicato no processo que irá tratar da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6369, que trata do percentual de reserva de cargos comissionados para servidores efetivos.
Na reunião, o sindicato reiterou a importância de que a procuradoria se articule para garantir a celeridade na votação do PL 92/2024, que trata de reposição de 6%, após quase 1 ano de tramitação na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Outro ponto crucial discutido foi a participação do sindicato nas discussões do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), em que o Sindsemp/MA ressaltou a importância de que a categoria seja representada nas discussões que tratam de interesses dos servidores.
A inclusão do sindicato no processo da ADI 6369 também foi um tema de destaque. A ação, que trata do percentual de reserva de cargos comissionados para servidores efetivos, é de grande importância para a categoria, que busca garantir a ocupação desses cargos por servidores de carreira, valorizando assim os profissionais que dedicam suas carreiras ao serviço público.
Apesar de a reunião não ter resultado em acordos concretos, houve uma sinalização positiva por parte do Procurador-Geral de Justiça. Danilo de Castro comprometeu-se a se reunir com o governador Carlos Brandão na próxima terça-feira, dia 6, para discutir a aprovação do projeto de reposição inflacionária e buscar um desfecho favorável.
O Sindsemp-MA continuará acompanhando de perto as negociações e manterá os servidores informados sobre os desdobramentos das tratativas. A diretoria reafirma seu compromisso de lutar incessantemente pelos direitos e pela valorização de todos os servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão.
Participaram da reunião o procurador-geral Danilo de Castro, Vânia Leal Nunes (diretora-presidenta do Sindsemp/MA), Luciana Carvalho (diretora de comunicação), Gilcênio de Lima Júnior (diretor adm. e financeiro) e o diretor-geral do MPMA Paulo Arrais. Também estiveram presentes os promotores Ednarg Fernandes Marques e Reginaldo Júnior Carvalho.