Valdeny Barros e Gilcênio de Lima Júnior reforçam a defesa dos servidores em evento que discute plano de cargos e carreira.
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (Sindsemp/MA) participou nesta segunda-feira, 4 de novembro, do II Seminário de Gestão de Pessoas do Ministério Público do Maranhão, representado pelo presidente interino, Valdeny Barros, e pelo diretor administrativo e financeiro, Gilcênio de Lima Júnior. Com o tema “Carreira, Propósito e Felicidade”, o evento aconteceu no Hotel Blue Tree Towers e foi organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP).
Durante a abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Danilo de Castro, reforçou o compromisso de articulação junto ao Governador do Estado e à Presidenta da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, onde buscará garantir a aprovação dos projetos de lei do MP, especialmente o PL 92/2024, que implementa reposição salarial de 6%.
Principais pontos do seminário
Com o tema “Diálogo com os servidores: carreira dos servidores do MPMA – cenário atual e perspectivas de mudanças”, a palestra de maior interesse dos servidores, ministrada pelo coordenador da FGV Pedro Buck, apresentou um diagnóstico da situação da carreira e remuneração dos servidores efetivos, comparando a realidade do MPMA com MP´s do Brasil e do Nordeste, apontando as algumas dificuldades enfrentadas, incluindo a estagnação na progressão de carreira no último nível, o curto período para progressões e a falta de servidores efetivos. Como solução, foram sugeridas medidas para ampliar os níveis e padrões da carreira, ajustando critérios conforme o tempo de permanência dos servidores nos últimos padrões.
Valdeny Barros ressaltou a importância de manter uma remuneração competitiva para jovens servidores, no início da carreira, destacando que isso influencia diretamente o investimento na saúde mental dos funcionários, especialmente considerando o aumento de casos de adoecimento mental ao longo da carreira. Já o dirigente Gilcênio de Lima Júnior defendeu que, no novo Plano de Cargos, a hora trabalhada pelos servidores do MPMA não seja desvalorizada frente à média dos Ministérios Públicos estaduais do Nordeste.
Outros temas discutidos incluíram o subaproveitamento dos títulos de qualificação e a necessidade de garantir equidade salarial. Valdeny Barros destacou o envio da proposta de PCCS pelo Sindicato em fevereiro e que a entidade aguarda o processo de diálogo com a administração superior para a sua revisão. O Sindsemp/MA solicitou o encaminhamento da apresentação do seminário para disponibilizar aos servidores. Reforçamos que o documento apresentado trata-se apenas de um diagnóstico inicial e que outras tratativas e discussões serão realizadas sobre o tema.
Programação
Na manhã, Sabrina Lopes Bae, diretora de Gestão e Planejamento Estratégico do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, abriu o evento com a palestra “Carreira com propósito: o caminho para a felicidade”. Em seguida, a filósofa e multiartista Mayana Neiva falou sobre saúde mental e ética nas relações de trabalho.
À tarde, a psicóloga Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa abordou o equilíbrio entre qualidade de vida, carreira e felicidade. Finalizando o seminário, Pedro Buck, da Fundação Getúlio Vargas, apresentou as perspectivas para a carreira dos servidores do MPMA.