Nesta quinta-feira (6), o Sindsemp/MA participou de uma reunião com a presidenta em exercício do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV), Gardênia Garrido, para discutir demandas de interesse dos servidores aposentados.
Representaram o sindicato a diretora-presidenta, Vânia Leal Nunes, e o advogado da assessoria jurídica, Gilberto Chada. Representando os servidores aposentados, esteve presente também a servidora Cecília Amim.
Pontos discutidos
Na reunião, o sindicato alinhou um fluxo de comunicação mais eficiente entre o Sindsemp-MA e o IPREV, com o objetivo de facilitar a sindicalização dos aposentados e garantir que tenham acesso a todas as informações e benefícios assegurados pela entidade.
Outro tema discutido foi a implantação da reposição inflacionária parcelada , que já havia sido concedida aos servidores ativos, mas ainda não havia sido aplicada aos aposentados.
Durante a reunião, o IPREV garantiu que essa questão será regularizada na folha de pagamento do mês de março, atendendo à reivindicação do sindicato.
A diretoria do Sindsemp-MA também cobrou informações sobre a implantação do percentual de 6,1%, decorrente de sentença judicial transitada em julgado.
O IPREV informou que, por se tratar de ação judicial, para realizar esse pagamento, é necessária uma autorização formal da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Diante dessa exigência, o Sindsemp-MA se comprometeu a formalizar um pedido ao IPREV, solicitando que o instituto requisite essa autorização junto à PGE, garantindo que o percentual seja implementado o mais breve possível.
O IPREV também ficou de verificar, junto à Secretaria de Estado da Administração – SEAD, a possibilidade de antecipar os contracheques dos servidores aposentados do MPMA, visto que há um descompasso entre o pagamento e a liberação dos contracheques e que também é uma demanda dos nossos aposentados.
Luta pelos aposentados Para a diretora-presidenta do Sindsemp-MA, Vânia Leal Nunes, a reunião foi produtiva e representou um avanço para os aposentados do Ministério Público do Maranhão.
“ Estamos atuando para garantir que os direitos dos servidores aposentados sejam plenamente respeitados. Conseguimos um compromisso do IPREV quanto à reposição inflacionária e seguimos cobrando a implementação dos 6,1%. Nossa luta é para que nenhum direito da categoria seja negligenciado” , afirmou a dirigente sindical.