As medidas tomadas recentemente pelo Governo do Estado, que incluem o pedido de desarquivamento da ADPF n°317 e pode resultar em retirada do reajuste de 21,7% na remuneração dos servidores do estado, mobilizou as entidades sindicais do Maranhão, que se reuniram na última terça-feira (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
Coordenado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus/MA), em parceria com o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem) a reunião contou com a presença de lideranças de centrais sindicais e sindicatos do Maranhão, dentre elas, o Sindicato dos Servidores do Estado do Maranhão (Sindsemp/MA), representado pelo diretor de Finanças, Gabriel Leite.
Dentre os encaminhamentos definidos no debate, estão a habilitação das entidades no processo referente à ADPF n° 317, por meio de seus advogados, para que estes possam atuar no processo, como forma de evitar manobras políticas que considerem inconstitucional.
Outro tópico debatido na reunião é referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem o objetivo de estabelecer, no serviço público estadual, o mínimo de 50% de cargos comissionados para servidores efetivos.
As entidades buscarão reunir-se até a próxima semana com o governador Flávio Dino para discutirem essas e outras demandas, como o direito de greve dos funcionários públicos.