Representante da coordenação executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Ministério Público (Fórum/MP), o presidente do Sindsemp/MA, Valdeny Barros, participa nesta sexta-feira (18), em Fortaleza/CE, do ato que deflagra a greve dos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará. Também estavam presentes Aldo Clemente, presidente da FENOSEMPE e do SINDSEMPRN, além de Antonio Távora e Policarpo Neto, representantes da ANSEMP e das entidades cearenses, ASSEMPECE e SINSEMPECE.
O movimento reivindica que sejam abertas as negociações e cumprimento de acordo realizado com a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), e assim sejam assegurados direitos relativos à alteração de Plano de Cargos e Carreiras (PCC’s), pagamento de risco de vida e de cumulativo de funções, revisão do auxílio-alimentação e remuneração dos servidores, dentre outros.
O ato grevista também exige que o MP/CE cumpra a lei de acesso à informação e, assim, apresente dados sobre os impactos financeiros do pagamento de benefícios aos membros: auxílio-moradia, auxílio alimentação e gratificação por exercício de funções de chefia, por exemplo.
A participação do Fórum/MP e Sindsemp/MA, representados por Valdeny Barros, é uma maneira de apoiar e consolidar a luta dos servidores dos MPE’s como um todo: “No geral, as reivindicações dos servidores são bem parecidas em cada estado. Frequentemente somos levados a reivindicar pautas relacionadas aos nossos auxílios, remuneração e condições de trabalho; do mesmo modo que há muitos casos em que a Administração Superior não dá espaço para negociações, como tem ocorrido aqui no Ceará”, destaca.
A paralisação das atividades dos servidores do MP/CE será mantida até que a PGJ estabeleça o diálogo e negociação aberta com a categoria.
Veja vídeo da manifestação da greve dos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará: