O Sindsemp/MA participou dos protestos populares do movimento “Ocupa Brasília”, realizados no dia 24 de maio, na capital federal, em oposição ao governo Michel Temer, contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária e em defesa de eleições diretas para presidente.
No ato, os servidores do MP/MA foram representados pela presidente do Sindsemp/MA, Vânia Leal, pela diretora de Comunicação, Marciane Dutra, pelo diretor de Finanças, Dionatã Lima, e pelo coordenador executivo da Fenamp no Maranhão, Valdeny Barros, articulados com a comitiva da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp).
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas, vindas de todas as regiões do país, compareceram aos protestos do Ocupa Brasília. Como forma de repressão, o governo acionou a polícia, que utilizou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, e convocou tropas da Força Nacional para evitar que os manifestantes se aproximassem do Palácio do Planalto e da Esplanada dos Ministérios.
As mobilizações contra o governo ilegítimo e suas reformas e em favor das eleições diretas continuam. Entidades sindicais e movimentos sociais de todo o país debatem a possibilidade de realizar uma nova greve geral, similar à do dia 28 de abril.
Reunião da Fenamp – No dia 25, os representantes da Fenamp reunidos em Brasília/DF debateram temas como o recolhimento do Imposto Sindical, registro sindical, assessoria jurídica da entidade, ações junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, assédio moral, orçamento e organização da Fenamp, dentre outros.
Também foi debatido sobre a realização do IV Encontro Nacional do FórumMP e II Plenária da Fenamp, que devem ser realizados no mês de novembro, em Goiás.
Com informações de: Brasil de Fato