Vigora desde a última terça-feira (13), o reajuste de 14,6% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que passará a ser de R$ 33.763,00. O valor corresponde ao teto salarial do funcionalismo público e aguarda aprovação do Orçamento da União, a ser votado em fevereiro.
Também terão seus subsídios elevados o procurador-geral da República, deputados, senadores, presidente, vice-presidente e ministros de Estado.
Do mesmo modo, tribunais de Justiça estaduais deverão aumentar os salários de desembargadores e juízes, conforme norma aprovada em dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina o elevação automática de acordo com alterações feitas aos salários dos ministros do STF.
O impacto no Poder Judiciário decorre do chamado “efeito cascata”, no qual outras categorias do funcionalismo público utilizam o teto salarial como referência para reajuste. Dessa forma, é possível que também sejam revistos os valores remuneratórios de promotores e procuradores do Ministério Público.
Com informações de:
E NÓS OS BIXOS…QUE NÃO SOMOS HUMANOS E NEM FILHOS DE DEUS, NÃO RECEBEMOS NADA? MUITO BEM